7 a 11 de MAIO 2014


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REGULAMENTO Finisterra 2014.doc (52224)

Ou veja aqui:

REGULAMENTO

II FINISTERRA – ARRÁBIDA FILM ART & TOURISM FESTIVAL

 

REGULAMENTO

Artigo 1 | Organização

1. O Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival, adiante identificado por Festival, é um evento anual promovido por Falcão Azul Ldª;

2. A organização do festival é da responsabilidade de:

a) Falcão Azul, Lda;

b) Carlos Sargedas Fotógrafo

           c) Arrábida Film Commission

Artigo 2 | Objectivos

Os objectivos do Festival são premiar filmes e produções audiovisuais que promovam eficazmente o turismo, em qualquer uma das suas múltiplas dimensões:

  • Promover a implementação de boas práticas no sector do turismo, de acordo com as premissas da responsabilidade social e do desenvolvimento sustentável;
  • Incentivar os jovens a iniciarem-se na realização e produção de filmes de viagens.

 

Artigo 3 | Géneros de Filmes

O Festival aceita, selecciona e exibe produções audiovisuais de quatro géneros:

  • Filmes Publicitário com duração até 2 minutos;
  • Filmes de Divulgação / Promoção com duração até 15 minutos;
  • Filmes Documentário ou Reportagem com duração até 120 minutos;
  • Timelaps

 

Artigo 4 | Condições de acesso

Podem participar no Festival filmes que cumpram os seguintes requisitos:

  • Terem sido produzidos há menos de três anos;
  • Serem em inglês, português ou espanhol. Filmes em qualquer outro idioma devem conter legendas em inglês.

 

Artigo 5 | Inscrição de Filmes

A inscrição de filmes está subordinada às seguintes regras:

a) As inscrições terão um custo de 50,00 € apenas para o primeiro filme e 0,00€ para cada filme adicional pagos através de transferência bancária para a conta do festival:  Falcão Azul Ldª – Finisterra

NIB: 0036 0152 9910002675531

IBAN: PT50 0036 0152 9910002675531

 

b) As inscrições deverão ser submetidas on line através do site   

             www.finisterraarrabidafilmfestival.webnode.pt

          ou pelo e-mail finisterraarrabidafilmfestival@gmail.com

b) Posteriormente, deverá ser enviada via correio a inscrição, devidamente datada e assinada, juntamente com o DVD do filme. Os filmes deverão ser enviados em 2 cópias para o seguinte endereço:

Secretariado Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival

FALCÃO AZUL

Avenida da Liberdade nº 23

2970-635 Sesimbra, Portugal

c) A data limite de recepção de filmes é 8 de Março de 2014;

d) Caso o candidato tenha dúvidas sobre se o seu filme, cumpre os critérios de inscrição, deverá realizar uma inscrição provisória, enviando o filme e fazendo a inscrição on-line. Se o parecer da Comissão Executiva for favorável, o candidato deverá fazer a inscrição definitiva.

e) Os participantes serão notificados, aquando da aceitação da respectiva inscrição.

 

Artigo 6 | Direitos de Autor

Cada participante é responsável pelo conteúdo do seu trabalho e por eventuais problemas de direitos de autor. O participante é detentor de todos os direitos relativamente ao uso do seu trabalho, de acordo com a responsabilidade face a terceiros. A comissão executiva tem o direito de rejeitar filmes, cujo conteúdo ou qualidade técnica, não correspondam às condições requeridas para o Festival.

 

Artigo 7 | Pré Selecção

  1. Uma comissão de selecção, (nomeada, previamente pela comissão executiva, e formada por peritos nos domínios das artes audiovisuais e do turismo), fará uma pré-avaliação dos filmes apresentados a concurso.
  2. A comissão de selecção pode propor que determinados filmes sejam apresentados extra concurso.

 

Artigo 8 | Júri

  1. O júri, designado pela comissão organizadora, é constituído por alguns destes elementos: realizadores de cinema e televisão, peritos em turismo, críticos de cinema, jornalistas, produtores cinematográficos e docentes do ensino superior das áreas científicas.
  2. O júri avaliará os materiais seleccionados pelo comité de selecção com total independência, sendo as suas decisões inapeláveis.
  3. O júri, como um todo ou cada um dos seus elementos, não tem qualquer responsabilidade por outros prémios que possam ser atribuídos pela comissão executiva. Se assim o entender, o júri pode atribuir prémios “ex aequo”.

 

Artigo 9 | Critérios de Avaliação

  1. Os filmes pré-avaliados favoravelmente pela comissão de selecção serão seguidamente avaliados pelo júri a partir dos seguintes critérios:
  • Qualidade Visual (incluindo fotografia e edição)
  • Qualidade Sonora (incluindo música e sonorização)
  • Valor da Informação
  • Conceito
  • Criatividade e Inovação
  1. A pontuação atribuída em cada um dos cinco critérios, referidos anteriormente, variará entre um mínimo de 1 ponto e um máximo de 10 pontos: Mau (1 e 2); Suficiente (3 e 4); Bom (5 e 6); Muito Bom (7 e 8); Excelente (9 e 10).
  2. As pontuações atribuídas, não serão divulgadas. Apenas serão divulgados os três filmes com a melhor pontuação por categoria.

 

Artigo 10 | Nomeações e Prémios por Categorias Temáticas

  1. Os três filmes melhor classificados de cada categoria, integram a shortlist (nomeações) do Festival;
  2. Em função do número de filmes inscritos em cada uma das categorias temáticas, serão atribuídos os seguintes prémios:
  • 1º, 2º e 3º Prémios, se o mínimo de filmes inscritos for superior a 8 filmes;
  • 1º e 2º Prémios, se o mínimo de filmes inscritos for entre 5 e 7 filmes;
  • 1º Prémio, se o nº de filmes inscritos seja de 3 ou 4 filmes;
  • Não será atribuído prémio, caso o nº de inscritos for de 1 ou 2;

 

Artigo 11 | Grande Prémio

O Grande Prémio Arrábida será atribuído ao filme que o júri considere ser o melhor entre todos os filmes que integram as nomeações (shortlist) do Festival, independentemente da categoria específica a que concorre.

 

Artigo 12 | Prémios Artísticos

  1. O Júri distinguirá ainda com um troféu, os filmes que se destacarem nas seguintes categorias técnico-artísticas:

Melhor Documentário:

Melhor Filme Divulgação / Promoção

Melhor Filme Publicitário

Melhor Fotografia;

Melhor Música / Banda Sonora;

Melhor Guião / Argumento;

Melhores Efeitos Visuais e Pós – Produção

Inovação / Criatividade

Melhor sonorização

 

O GRANDE PRÉMIO

Serão também distinguidos com um troféu, os melhores 3 filmes de cada género:

 

Categorias "Temáticas"

 

Turismo Religioso

Turismo Montanha

Praia Mar

Viagens

Destinos

Mergulho

Natureza e Vida Selvagem

Locais na História

Vida Humana

Golf

Hotelaria

Vinhos

 

Também como forma de incentivo, estimular a participação e produção de filmes a alunos de escolas de Cinema, Turismo, Tecnológico e Audiovisual serão atribuídos com um Diploma os 3 primeiros classificados de todos os filmes independentemente da categoria específica a que concorre.

 

- Filme Escolar

 

 

 

 

Artigo 13 | Prémios Especiais da Organização

Para além dos prémios do Júri, a Comissão executiva e a Direcção do Festival, podem decidir a atribuição de prémios a filmes, personalidades e organizações, pelo seu contributo na promoção turística.

 

Artigo 14 | Certificados de Participação

A Comissão Executiva, atribuirá um certificado de participação a todos os filmes inscritos no Festival.

 

Artigo 15 | Cedência de Direitos de Transmissão

Ao assinar o formulário de participação, o concorrente autoriza que o seu filme, seja apresentado para efeitos promocionais deste festival e seja exibido publicamente durante o Festival:

  1. No website do Festival;
  2. Nos canais de Televisão, ao critério do Festival para efeitos promocionais do festival;
  3. Em eventos académicos, de universidades, ou faculdades, para efeitos de divulgação do Festival e/ou Formação de estudantes;
  4. Em qualquer evento que o Festival realize, onde os participantes ou vencedores sejam citados.

 

Artigo 16 | Direitos Exclusivos da Comissão Executiva

  1. A Comissão executiva, decide a data e o horário do Festival, incluindo a sequência de exibição dos filmes.
  2. A Comissão Executiva decide também a exclusão de filmes, em casos que considere justificados, e delibere sobre quaisquer outros assuntos não incluídos neste regulamento, mas relacionados com a organização do Festival.

 

Artigo 17 | Informação Adicional

Para o esclarecimento de qualquer dúvida, ou informação adicional, poderá contactar a Comissão Executiva pelo e-mail: carlossargedas@hotmail.com ou pelos telefones  00 351 938857701 e   00351 938857700

 

Artigo 18 | Aceitação dos Termos do Regulamento

A participação no Festival está dependente da aceitação dos termos deste regulamento.