7 a 11 de MAIO 2014


 

 

   Jacques Mer (Presidente do Júri)

Algarvio há mais de trinta anos ... quase 80... dos quais 60 de experiência de profissional na banca, no turismo e com 15 ligados, de perto ou mais longe ao cinema.
Conheceu actores como Alain Delon, Jean Claude Belmondo, Francis Blanche, Jean Pierre Marielle, Jean-Claude Brialy e actrizes de Brigitte Bardot a Marie Laforet, passando por Rita Hayworth, assim como realizadores da época.
Fundador, com outros 5 amigos algarvios da Algarve Film Commission em 2006. Actualmente (desde 1997) presidente da Alliance Française de l'Algarve. Membro da comissão executiva da Algarve Film Commission .

 

 

Eduardo Moraes Sarmento

Especialista em Turismo, doutorado em Economia (com especialização em Turismo) pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa. Nos últimos anos, tem desenvolvido a sua carreira na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias onde, para além de docente, é membro do conselho científico e pedagógico e responsável pelo Centro de Investigação.É também investigador e vogal no Centro de Estudos Sobre África (CeSA) do Instituto Superior de Economia e Gestão.Tem vários livros publicados, bem como artigos científicos quer a nível nacional quer a nível internacional.

 

 

António Matas Vara

Secretário Geral da Associação Madrilena de Imprensa Turistica .Licenciado em Geografia e História, especialidade em História da Arte, Doutorado em Epigrafía y Numismática pela Universidad Complutense de Madrid. Actualmente colabora com as revistas: Arte Cine 16, Cambio 16 e Cambio Financiero; director da revista de turismo Maskviajes, e membro da Federación Española de Periodistas y Escritores de Turismo e da Academia Iberoamericana de Escritores y Periodistas. Foi galardoado com o Prémio Internacional de Ensaio Europa Universitas, por "La nueva restauración en la Hostelería"

 

 

  André Szankowski

Formação profissional trabalhando como assistente de câmera em projectos nacionais e internacionais até ter a oportunidade de começar a fotografar telediscos de bandas portuguesas em 97/98. Em 98 o teledisco dos The Gift " ok! Do you want something simple" chamou a atenção dos realizadores de publicidade. Desde aí fotografou centenas de anúncios para as principais marcas nacionais e internacionais .

Curtas e telefilmes também, mas foi em 2010 em “Mistérios de Lisboa” realizado por Raul Ruiz iniciou o percurso das longas. Neste momento rodando uma longa realizada pela atriz Fanny Ardant. Em 2012 filmou “ As Linhas de Wellington” e “La Cage Dorée” em França.

 Dr. António Pascoalinho

Diplomado em cinema pela E.S.T.C. do conservatório nacional, é professor de história do cinema, realização de ficção, produção e estética da linguagem audiovisual na etic_. Docente do IPA no ciclo de estudos em Produção Multimédia Interactiva. Foi Responsável pela escolha de títulos, elaboração de packages e toda a programação de cinema da RTP 1 até final de 2002. Jornalista e crítico de cinema (se7e, semanário video e revistas estreia, primeiras imagens e premiere), é membro convidado dos júris de selecção do ICAM (apoio à produção de curtas-metragens 2001, curtas infantis e juvenis 2002 e apoio aos festivais de cinema 2004 e 2005) e co-autor do livro "fantasporto- 25 anos de história".

  Eduardo Pinto (Algarve Film Comission)  

Responsável pela área de talentos e apoio a produções.  Tem colaborado em várias produções internacionais  e documentários para a France 5 e BBC2. Licenciado em Design de Comunicação, foi convidado a lecionar as disciplinas de Montagem vídeo e Design de Comunicação, na UAlg até 2005, e já foi membro de júri em vários festivais de cinema. Docente entre 2000 e 2005 na Universidade do Algarve, nas cadeiras de Montagem de Video Digital e Design de Comunicação.
Membro sócio do Cineclube de Faro.

Carlos Alberto Henriques

Formado em Engenharia Electrotécnica, tendo-se posteriormente especializado em Televisão na empresa britânica BBC (Pós-Graduação) e também na Universidade de Bristol, em Televisão Digital. Iniciou a actividade profissional na RTP (RadioTelevisão Portuguesa) em 1963, sendo actualmente o CEO da empresa Colorize Lda.Dedicou grande parte da sua vida profissional ao ensino dos media, em especial no campo da Televisão e Cinema, destacando-se a Escola Superior de Jornalismo do Porto, o Conservatório de Cinema (1989-1995) e a Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) na qual foi Professor Coordenador Adjunto de 1988 a 2003. Iniciou a actividade profissional na RTP (RadioTelevisão Portuguesa) em 1963, sendo actualmente o CEO da empresa Colorize Lda.

 

Concha Pelayo

Escritora e jornalista em Zamora (Espanha). Autora de vários livros, tais como Hojas secas en mi caminar; El ojo del cíclope; Zamora tiempo de espera; Poemario plular; La mirada del pueblo; Huellas de emoción. Membro da FEPET, Federação Espanhola de Jornalistas e Escritores de Turismo, escreve na imprensa especializada onde publica reportagens de viagens